Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

Redução de Custos - Gastos com Energia

R e d u z a
os Gastos
de Energia

 

A redução no consumo de energia permitiu que o Hotel Jangadeiro, de Recife (PE), reabrisse as portas depois de oito anos fechado. “Um dos principais custos que tínhamos aqui era o de energia elétrica, então fizemos várias ações para reduzir o consumo, muitas delas acompanhados com o pessoal do Sebrae. Com isso, ganhamos o prêmio Procel de 2006.”, conta Roberto Costa, um dos donos do negócio familiar.


O empresário trocou equipamentos: ar-condicionado, boilers e elevadores. Colocou chaves eletrônicas nos apartamentos e, principalmente, inovou nos processos da cozinha, lavanderia e administração. Isso envolveu a organização dos funcionários, orientados a prestar atenção a detalhes como apagar luzes desnecessárias.

“A nossa redução de energia foi mais que 50%, o que nos levou a ter um fluxo de caixa mais amplo para fazer os investimentos. Reativamos o hotel com 20 apartamentos. Hoje, são 90 quartos, 12 salões de eventos, 2 restaurantes e piscina.”, comenta Costa. Os donos do estebalecimento ainda querem mais: “Estamos pensando na ampliação do Jangadeiro para 220 habitações.”, planeja Roberto.

Colaboração
O Roberto Costa contou com a colaboração de seus funcionários para economizar energia. Foi criada uma comissão interna na qual cada empregado ficou responsável pela redução do gasto na sua área. Com essa iniciativa, foi implementada uma mentalidade de racionalização do uso de energia.

Outra ação foi consumir energia em horários em que a tarifação é mais barata. Além disso, recuperou o gerador a óleo e passou a produzir sua própria energia no horário de pico, que tem tarifa mais alta. 

Percebendo que o Jangadeiro tinha reduzido o consumo nos horários mais caros, a Companhia de Energia de Pernambuco (Celpe) ofereceu um serviço de energia elétrica a um custo bem baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...