Páginas

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Redução de Custos - Área Financeira

Gerir as relações com os clientes, fornecedores e os prestadores de serviços financeiros são os três pilares essenciais de uma gestão financeira eficaz. 

 


Eis algumas dicas práticas para cortar custos sem prejudicar o desempenho da empresa:

Serviços financeiros: Como os bancos estão a ser forçados a competir agressivamente pela conquista de novos clientes, são inúmeros os serviços e as condições especiais que oferecem. Faça regularmente pesquisa no mercado para verificar se vem usufruindo os melhores preços. Utilize o mesmo raciocínio para outros serviços ligados à área de seguros. Sempre que tal justifique prefira o leasing à compra de equipamentos (como, por exemplo, sistemas de informática, do mobiliário ou da sua frota de automóvel). Se tem problemas crônicos ao nível das cobranças o factoring pode ser uma alternativa a equacionar.

• Política de financiamento: Coloque-se no lugar da entidade financeira quando quiser pedir um empréstimo. Veja até que ponto os juros dos empréstimos ou dos prazos acordados de reembolso estão prejudicando a performance da sua empresa. Sempre que for possível ou favorável amortize ou liquide o capital a pagar, ou peça um refinanciamento da dívida. Não olhe apenas para as taxas, veja também os detalhes dos contratos, em particular, a parte relativa às comissões. Siga atentamente a evolução das taxas de juro e de câmbio e veja até que ponto o seu banco as atualiza quando a diferença não lhe é favorável. Procure formas alternativas de financiamento como, por exemplo, o mercado de capitais ou o capital de risco.

• Relações com fornecedores: Encare o departamento de compras como uma fonte de lucros potencial e não de despesas. Reduza o número de fornecedores de modo a aumentar o seu poder de negociação. Prefira negociar contratos de aquisição em longo prazo dado que, em regra, poderá beneficiar de melhores condições. Fixe previamente os preços e os prazos de pagamento e tente obter descontos pela escala/quantidade. Use os mercados de business to business como a plataforma ideal para fazer negócios com os fornecedores.

• Relações com os clientes: Estabeleça uma política geral de crédito e organize o sistema de recebimentos e garantia de pagamentos. Verifique previamente o crédito do seu cliente. Ordene a sua base de clientes de acordo com o histórico das transações e com o grau de risco. Seja condescendente com atrasos nos pagamentos por parte dos clientes mais valiosos ou antigos. Mas seja implacável com os que têm um longo cadastro de atrasos injustificados. Nestes casos, é preferível não voltar a vender até que todas as faturas passadas estejam liquidadas. Utilize modalidades contratuais que encorajem o pagamento rápido e total.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...