Páginas

segunda-feira, 18 de março de 2013

Redução de Custos - Sugestão dos Funcionários

Peça sugestões dos funcionários  

Sugestões do pessoal desempenham um papel vital na redução de custos e aumento da produtividade, porque os funcionários têm mais experiência em relação às operações diárias de um negócio. 


Toda sugestão de que sua empresa implementa melhora o seu negócio de alguma forma. O desempenho pode ser melhorado, a satisfação do cliente pode aumentar reduzir os custos, ou algum outro impacto positivo melhora o seu negócio de alguma forma. 

A sugestão dos empregados a médio tempo pode salvar a companhia com economia em despesas operacionais. 

Quanto mais ideias você aplicar mais os seus negócios vão melhorar. Estas sugestões irão aumentar com o tempo e pode ser usado como uma vantagem competitiva.

Lembro também de um causo que meu professor de Logística contou durante uma aula: a empresa investiu milhões no desenvolvimento de uma máquina supersensível a peso, para evitar que caixinhas vazias fossem enviadas ao varejista sem o produto dentro. Então, sempre que uma caixinha vazia passasse pela máquina, ela emitia um sinal sonoro, alto e incomodo. 
 
Tempos depois, notando que o sinal não era mais soado, alguns supervisores, coordenadores, CEOS… Foram verificar o que é que estava acontecendo e, já pensando na melhor possibilidade, achando que caixas vazias não existiam mais, chocaram-se como o que viram. O pessoal do operacional, cansado de ouvir o apito da supermáquina, resolveu desligá-la. Em contrapartida, tiverem uma ideia genial: ligar um ventilador na frente da esteira e aquelas caixinhas que “voavam” tinham um significado: estavam VAZIAS. O investimento? 

Baixíssimo, afinal, era um ventilador e o dinheiro foi arrecadado em uma vaquinha que eles mesmos fizeram. Tempo de implantação? Minutos. Alguém pensou em perguntar a eles se tinham alguma sugestão para a resolução daquele problema? Não.

Se você achou engraçado, não se sinta mal por isso. Mas, no fundo, é triste.

Li alguns casos de empresas que trabalham com programas de sugestão e me impressionei em saber o quanto – em dinheiro – pode ser poupado ouvindo aquilo que as pessoas têm a dizer. O caso acima ilustra bem isso.

E aquilo que não pode ser mensurado? Como a satisfação de ter sua ideia sendo ouvida, estudada e implementada, ou então, a solução de um problema que, há tempos, a empresa estava buscando. Isso motiva, traz confiança, permite que o colaborador sinta-se parte da empresa. Usando um slogan muito famoso “não tem preço”.

Mas, por outro lado, sei que a implantação de um programa de sugestão é árdua; deve-se pensar na forma em que será feita a recompensa pela sugestão, verificar se não há sugestões que se assemelham e não premiar apenas um colaborador que fez a sugestão, mas todos aqueles que fizeram sugestões com o mesmo propósito… 

Enfim…

Torço para que as organizações percebam rapidamente que elas nunca serão maiores ou melhores do que a capacidade de seus colaboradores em gerar valor.

E, já que estamos falando em sugestão, quer uma? 

Faça uso dos recursos internos, do capital intelectual que você tem aos montes, ai na sua empresa. Surpreenda-se.

Ouça na Radio CBN as palavras de Max  Gehringer sobre o assunto:


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...