Páginas

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Redução de Custo - Iluminação Led


Iluminar sua empresa com Led - Economia e Ecologia que se encontram no Futuro.


As lâmpadas incandescentes são resquícios de uma época onde conceitos como consciência ambiental e sustentabilidade não tinham peso no desenvolvimento industrial, referindo-se à preocupação cada vez maior que temos com o meio ambiente e nosso impacto no planeta. Essas lâmpadas transformam grande parte da energia consumida em calor e muito pouco em luz, motivo pelo qual elas contribuem para o aquecimento global.

Apesar das grandes campanhas de substituição de lâmpadas incandescentes pelas mais novas e econômicas fluorescentes, os dados continuam pessimistas. Isso porque o tubo fluorescente contém cerca de 20 miligramas de mercúrio, substância nociva ao ser humano. Dados da Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação) indicam que anualmente são retiradas de uso 49 milhões de lâmpadas em todo o mundo, o que significa um potencial poluidor de 1 tonelada de mercúrio por ano.

VANTAGENS DA ILUMINAÇÃO LED.

  • Longa vida útil, o que implica em baixo custo de manutenção.
  • Redução do custo operacional, devido à economia de energia elétrica (baixo consumo), aliada ao menor custo de manutenção.
  • Economia na instalação: devido às baixas potências das lâmpadas, as bitolas dos condutores dos circuitos podem ser reduzidas (bem como a proteção), trazendo assim um ganho adicional na execução das instalações elétricas.
  • Alta resistência mecânica e a vibrações.
  • Não emite infravermelho, nem ultravioleta; o que não provoca desbotamento de cores e nem agride a pele das pessoas. Recentemente, estudos realizados pelo Departamento de Dermatologia do Henry Ford Medical Center Hospital (USA) apontam para a necessidade de proteção solar em ambientes fechados com alta luminosidade (utilização de protetor solar UV-A e UV-B).
  • Outro benefício normalmente não mensurável é com relação à economia com a utilização do sistema de ar condicionado, pois as lâmpadas LED emitem muito menos calor, gerando redução na necessidade de climatização dos ambientes.
  • LED é uma lâmpada ecologicamente correta: a emissão de CO2 durante o ciclo de manufatura e vida de uma lâmpada LED é muito menor do que de lâmpadas de descarga. Quando uma empresa certifica-se na ISO-14001, o descarte de lâmpadas tem um ônus que normalmente não é computado em seus gastos fixos. Quando opta por iluminação LED, os custos de descarte são similares aos de circuitos impressos, com uma redução significativa.
  • Sustentabilidade: redução de agressão ao meio ambiente, pois não contém metais pesados (chumbo, manganês, mercúrio, antimônio, bário, etc.), nem gases tóxicos, tão prejudiciais à saúde.
  • LED tem luz direcional, sendo rico em variedade de cores: é uma iluminação digital, com ligação instantânea, podendo ser religado imediatamente, sem a necessidade de tempo de aquecimento e/ou reinicialização.

O mercado mundial de LED já ultrapassa hoje a cifra de US$ 11 bilhões, com uma estimativa de incremento de 300% até 2013.

A eficiência energética, que consiste na utilização racional da energia, conceito que atualmente está muito valorizado nas empresas e também na sociedade, é uma alternativa de baixo custo e curto prazo de implementação e na área de iluminação, sem dúvida, tem nas lâmpadas LED todo um potencial a ser explorado.

A primeira geração de lâmpadas, as incandescentes, tem uma eficiência de apenas 8%, sendo que 92% da energia fornecida é transformada em calor (irradiação e convecção).

A segunda geração veio com o advento das lâmpadas de descarga, dentre elas, a mais conhecida, as fluorescentes (incluindo as mini-compactas), onde a eficiência já atinge 18%. 

Agora estamos vendo a terceira geração, as lâmpadas de LED, que já atingem uma eficiência superior a 40%.

As empresas que optarem por este caminho visam a redução de seus custos, o aumento de produtividade e ganhos com a própria imagem, dentro deste cenário de sustentabilidade, que hoje é uma bandeira mundial.

“Quem não seguir as tendências ambientais do novo século, ficará na escuridão medieval”.

2 comentários:

  1. Oi,
    Ricardo,
    aqui em casa já utilizo as leds em alguns ambientes o que deixou um toque futurista. Ficou muito legal. Valeu as dicas, show de bola.

    ResponderExcluir
  2. Ahh, esqueci, também tô te seguindo...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...