Páginas

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Redução de Custos - Gestão de Compras & Materiais 2/10

A fim de apoiar firmamente cada fase do sistema de suprimentos com um máximo de eficiência de capital investido, a coordenação de suprimentos, produção, embalagem, transporte, comercialização e finanças, os administradores estão reconhecendo que a negociação com fornecedores através do setor de compras, vem sendo o foco para um feedback positivo para diversas áreas vinculadas nas atividades: administração de materiais e distribuição física, cada qual envolvendo o controle da movimentação e a coordenação demanda-suprimentos.


A função de compras é um segmento essencial do departamento de Materiais ou Suprimentos, que tem por finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços, planejá-las quantitativa e satisfazê-la no momento certo com as quantidades corretas, verificar se recebeu efetivamente o foi comprado e providenciar o armazenamento. Compras é, portanto, uma operação da área de materiais, muito importante, entre as que compõem o processo de suprimento.

Além do custo do produto, outros fatores, tais como os custos de transporte, eventuais atrasos, perdas retrabalhos, também deve ser considerados funções das compras atribuindo no custo do produto.

A importância da função de comprar nas operações sempre foi reconhecida pela alta administração. Contudo, a maneira como se organiza esta função, a política de alocação de pessoal e a forma como a mesma é situada na estrutura administrativa da empresa, algumas vezes denota uma certa negligência por parte da cúpula administrativa.

De acordo com Leenders e Blenkhorn(1991) , tradicionalmente a função de compras é vista como uma função burocrática em vez de estratégica e é assim que são escolhidos seus funcionários. As próprias pessoas que ocupam funções no setor de suprimentos, muitas vezes, não estão a par da contribuição em potencial que poderiam dar.

Os pontos principais da Administração de materiais (estoque, planejamento, cadastro, transporte, armazenagem, etc.), a importância da função Compras e suas particularidades como a negociação e a qualificação dos compradores e termina com um roteiro prático e objetivo sobre os trâmites que envolvem o setor de suprimentos.

Continua em: http://reducaocustos.blogspot.com.br/2011/06/reducao-de-custos-papel-de-compras-nas.html

O artigo foi elaborado através da revisão bibliográfica, onde foram abordados os seguintes autores: Ashford (1990) , Bernold & Treseler (1991), Cavinato (1991),
Dias (1993), Ellram (1991), Humphreys (2001), Leenders & Blenkhorn (1991),
Mendez e Pearson (1994), Pearson (1999).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...