Páginas

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Redução de Custos - Demonstrativo de Resultado

Você quer reduzir custos e melhorar a rentabilidade, mas isso leva tempo. E não é como se você não tem mais nada para fazer. Então, onde é o fruto maduro? Onde aumentar seus esforços e retirar o maior rendimento? 

A resposta é muito simples. Observe seu Demonstrativo de Resultado e estude onde pode ser ajustado, economizado ou eliminado de vez:


Exemplo: 

Demonstração de Resultados da Empresa
Receita
3.800 mil 
100%
Menos: Despesas de Material
1.750 mil 
46%
Menos: Trabalho Direto
$ 250.000
7%
Menos: Despesas Indiretas
$ 356.000
9%
Custo dos Produtos Vendidos
2.356 mil   

Lucro bruto
1.444 mil

Menos: Marketing e Vendas Despesa
$ 308.000
8%
Menos: Despesas Gerais e Administrativas
$ 954.000
25%
Total dos Custos
1.262 mil 

Lucro operacional
                    $ 182.000





Tudo o que temos feito aqui é para colocar para fora da demonstração de resultados mais recentes para todo o ano de uma forma que mostra os maiores categorias de gastos. Então, ao lado de cada categoria de despesa listamos a porcentagem da receita que cada um consome. Por exemplo, despesas de materiais consome 1,75 mil reais de receita total de 3.800 mil reais. Dividindo-se 1.75 mil reais por 3,8 mil reais temos 46%. 

Reais de Despesa / Receita Total = Percentual da Receita
1750000 $ / $ 3800000 = 46% 

Então, retirar sua declaração de renda e organizá-la dessa maneira. Ou pedir o seu contador para fazer isso. Uma vez que você tem na frente de você, considere isto: Você trouxe em reais X de receita. Um número bem grande, hein? Agora verifique abaixo e veja onde todo esse dinheiro vai. Finalmente, o que sobra no final? Não muito! 

Neste caso, 3,8 mil reais vem em cada ano, mas depois que ele corre o desafio de mãos estendidas, apenas 182.000 reais - uns meros 5% de cada real - continua. Por isso é fácil de ver quem ganha aqui - os gatunos. Os vendedores. 

Mas não mais. Hoje lutamos para trás, e começamos, onde a maior quantidade podem ser capturadas. No caso em exemplo, a Despesa material consome 46% de cada real de receita. Reduzir esta despesa em 10% e você colocará um adicional de $ 175 mil no seu lucro. 

Acha que não é possível? Pense novamente. 

Novamente, no caso do Demonstrativo acima, aqui está a sua classificação de prioridade:
  1. Despesa material (consome 46% de cada real)
  2. Despesas Gerais e Administrativas (consome 25% de cada real)
  3. Despesas indiretas (consome 9% de cada real)
  4. Marketing e Vendas Despesas (consome 8% de cada real)
  5. Trabalho direto (consome 7% de cada real)
Despesa material fornece o fruto maduro, seguido por Despesas Gerais e Administrativas. Novamente, se você pode reduzir as despesas de material 10%, o seu esforço rende 175.000 reais e quase duplica seu lucro operacional. Na mesma linha, se você se concentrar na redução de custos de trabalho diretos e ter sucesso na sua redução de 10%, você já gerou $ 25.000 em lucro adicional. 

Redução de custo versus Crescimento
Todo empresário deve ter em mente que um real de gastos contribui com quase um real completo para o lucro. Isso é porque ele geralmente custa muito pouco para reduzir custos. Claro, talvez alguns de gerenciamento de tempo e esforço, mas o gasto é insignificante. Mas um real de receita adicional não é tão valioso para o negócio ou o proprietário da empresa. No caso demonstrado, apenas 5 centavos de cada real de receita cai para o lucro. Uma boa gestão que espera aumentar para 10 ou 15 centavos, mas, desde que as despesas possam ser reduzidas em um negócio, redução de despesas terá impacto muito maior sobre o lucro. 

Que tipo de redução de despesas é possível em sua empresa? Bem, eliminando das empresas despesas desnecessárias e melhorando a linha de fundo lucro. 10% em redução de despesas é quase sempre possível. Neste caso, que é $ 380.000 por ano adicionado ao lucro, aumentando o lucro para $ 562.000 por ano ou quase 15% da receita. Muitas vezes 20% a 30% de redução de despesas é possível. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...