Páginas

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Redução de Custos - E-PROCUREMENT

PROCURA ELETRÔNICA DE FORNECEDORES

Cortar custos mantendo a qualidade do produto é uma prática que está sendo aplicada cada vez mais por todas as empresas que querem se manter competitivas. Essa é uma evolução natural do processo produtivo. O e-procurement, que é um módulo conectado ao sistema de suprimentos, ao "supply chain". É uma tecnologia nova, e sua utilização e implementação devem crescer fortemente num futuro próximo.


E-procurement significa procura eletrônica de fornecedores. Seu objetivo é, valendo-se dos recursos de um sistema informatizado, identificar, qualificar e selecionar quais os fornecedores possíveis para atender a uma necessidade de compras.

Por exemplo, ao necessitar de um produto específico, o e-procurement permite buscar a cotação na Internet. O sistema mostra quais os fornecedores possíveis para esse determinado item e qual o preço praticado para cada um deles. Com isso, a empresa pode obter rapidamente a melhor cotação para a mercadoria.

A questão mais desafiadora aqui é a qualificação dos fornecedores, por isso, veremos adiante que empresas se unem para formar um portal que qualificará os bons fornecedores, dignos de confiança e que podem e devem ser consultados para atender aos seus pedidos de compras.

O ganho que uma empresa pode obter utilizando essa tecnologia é em média 20% nos Estados Unidos. A expectativa supera 40% em alguns casos. Você já viu isso quando passeava por um shopping center a busca de um par de sapatos, uma caneta ou uma pasta de couro. Os preços, muitas vezes, tinham variação superior a 100%, considerando a mesma marca, modelo etc.

Tornou-se hábito comum um grande número de empresas cotar três fornecedores para cada pedido. Esse hábito é justificado pelo tempo que seria gasto nesta operação.

Com o e-procurement não importa a quantidade de fornecedores. A ferramenta executa o serviço para você, podendo mostrar em vez de três, trinta fornecedores. E aí você tem mais uma barreira: a qualificação dos outros 27 compradores. Então, se você pertence a uma central de e-procurement, você terá fornecedores qualificados. Do contrário, terá de fazer por você mesmo. É
demorado e custoso por um lado, mas por outro, dá enorme independência.

Com o e-procurement você envia os dados de coleta de preços aos fornecedores e eles enviam os dados já num formato aceito pelo seu sistema, e em seguida você poderá comparar propostas, produto a produto, e verificar o melhor negócio. Além disso, burocracia, tempo de telefone, anotações, rascunhos e planilhas em Excel são reduzidos a quase zero. O sistema fará tudo isso para você, em alguns poucos minutos. Os ganhos administrativos são gigantescos em tempo, desgastes, estresse, erros e dinheiro.

Num cenário de alta competitividade e margens baixas, cada ponto percentual que se corta no custo da empresa é decisivo para o resultado final, daí a vantagem que uma companhia vai obter ao utilizar o e-procurement.


Better Machine cresce 30% com negócios online.
A empresa de locação de máquinas para café expresso e bebidas quentes, Better Machine, vem realizando 10% de seus negócios pela Internet. A companhia vem apresentando um aumento nos negócios de 30% ao ano, com acesso a grandes e novos compradores.

Vivara economiza 20% em processo de compra pela Web.
A rede de joalherias Vivara obteve uma economia de 20% no preço final dos produtos desde que passou a realizar suas compras pela Internet. Todas as aquisições de materiais de consumo das lojas e escritórios da empresa, como material elétrico, de escritório, informática, telefonia, ferragem e limpeza, são feitas pela Web há cerca de um ano.

Cataguazes Leopoldina economiza 8,48% em leilão reverso.
A companhia Força e Luz Cataguazes Leopoldina, empresa do Sistema Cataguazes Leopoldina que atua na distribuição e geração de energia elétrica, está iniciando suas negociações online. Recentemente, a Cataguazes realizou um leilão reverso para a compra de cabos e fios de cobre, em que obteve uma economia de 8,48% sobre o valor inicial, estipulado em R$ 224 mil.

Eletropaulo adota e-procurement.
Com o objetivo de economizar, anualmente, cerca de R$ 100 milhões, no processo de compra de materiais, a Eletropaulo adquiriu a tecnologia de e-procurement. Desta forma, a companhia pretende reduzir custos com a aquisição, anual, de mais de 2,5 mil itens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...