Páginas

terça-feira, 12 de julho de 2011

Redução de Custos - Erros em Tempos Difíceis

Se você estiver em um papel de Liderança agora, você provavelmente está tendo que tomar algumas decisões difíceis. Para muitas empresas o maior desafio agora é ter dinheiro suficiente para honrar as obrigações que se vencem. Nestas situações alguma forma de redução de custos ou de contenção de custos é quase inevitável. No entanto, existem alguns erros comuns que os líderes devem procurar evitar. 

 
Erro 1: Indo para a longa lista.
Quando eu trabalhei nos departamentos de finanças, assim como redução de custos ou redução de custos foi mencionada, a resposta imediata foi a de criar uma longa lista de opções. Embora isso possa parecer óbvio, o que aconteceu na minha experiência foi que nunca a longa lista traduzida em uma lista eficaz de curta duração. Além disso, não houve avaliação sistemática ou estruturada das opções. 
Solução: Comece com a sua longa lista, mas assumir o compromisso de passar de uma forma sistemática e estruturada, a fim de criar uma lista significativa útil e curta em que você vai atuar.


Erro 2: Confiar demais em contadores.
Tendo em conta que eu sou um contador qualificado profissionalmente isso pode parecer uma afirmação estranha a fazer. Sem dúvida, os contabilistas podem desempenhar um papel vital em contribuir com idéias e reunir as opções. Por outro lado, não importa quão bom o contador é que eles nunca podem ter o mesmo nível de conhecimento e insight como aqueles que dirigem ou trabalham em uma área específica do negócio. 
Solução: Verifique os programas de redução de custos uma vez que levou o processo operacionalmente levou financeiramente. 

Erro 3: Ignorar os resíduos e ineficiência.
Não importa que tipo de organização em que trabalha, não é provável que seja algum elemento de resíduos ou ineficiência. No entanto, são muitas vezes completamente negligenciado ou ignorado quando se trata de redução de custos e contenção de custos. Estas áreas de desperdício e ineficiência muitas vezes podem gerar oportunidades de redução de custos com o mínimo de dor ou impacto. 
 Solução: Identificar áreas grandes de desperdício e ineficiência na organização e fazer algo sobre eles. 

Erro 4: Centrando-se no curto prazo, apenas.
Às vezes, as decisões têm de ser tomadas que fazem sentido no curto prazo, mas são contra produtivo em longo prazo. Reduzindo drasticamente a formação é muitas vezes visto como uma coisa que deve fazer (e sim eu tenho adicionados às listas no passado). No entanto, se o treinamento está vinculado ao entregar alguns objetivos específicos a longo prazo de crescimento, pode ser contraproducente a longo prazo. 
Solução: avaliar adequadamente o impacto sobre objetivos a longo prazo na tomada de decisões sobre as oportunidades de redução de custos. 


Erro 5: Perder as melhores pessoas.
Decisões sobre a redução de efetivos são muitas vezes baseadas em tempo de serviço. Embora possa ser tentador para se livrar de pessoas que foram com a organização o mais breve período de tempo, certifique-se de suas razões para fazê-lo são sólidos e atendem aos requisitos de direito do trabalho. Há um risco de que as decisões que você toma em curto prazo, na verdade resulta em você perder pessoas que poderiam fazer um impacto real longo. 
Solução: Não basta tomar decisões baseado em torno do custo do pagamento de indemnizações. Olhe para os indivíduos na contribuição que está fazendo atualmente e que poderia fazer no futuro para o sucesso da organização.

Linha de Fundo - Principais decisões em torno do desempenho financeiro não podem ser evitadas, mas certifique-se que não faz alguns dos erros comuns que muitos fazem quando se trata de redução de custos. 



Um comentário:

  1. Olá Ricardo, boa noite!
    Lendo seu artigo: Redução de Custos - Erros em Tempos Difíceis. Me fez voltar aos meus tempos de CLT, quando em uma grande empresa, entrei para participar de uma reunião de diretoria, apenas para mostrar a Contribuição Marginal total e o percentual do custo fixo. Após esta demonstração deixei a reunião, afinal era só para Diretores. Uns dias após, cheguei na empresa e esta tinha demitido metade da contabilidade, e quase todos os faxineiros. Esta decisão não ajudou em nada.
    Parabéns pelo artigo.
    Um forte abraço

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...