Páginas

terça-feira, 5 de julho de 2011

Redução de Custos - Sistema de Vapor

Contrato de Gerenciamento garante redução no custo dos sistemas de vapor.

Em um mercado cada vez mais globalizado, muitas indústrias, em um esforço para se manterem competitivas, têm realizado altos investimentos, buscando reduzir custos de produção. Mas será que estes investimentos realmente apresentam taxas de retorno significativas?


Fomos atrás desta resposta e descobrimos um ponto relevante para a redução de custos na indústria. Nestes últimos anos, verificamos que em média 13% do vapor gerado na indústria é desperdiçado através de purga-dores, válvulas, etc. Em algumas empresas, verificou-se perdas de até 36%. Considerando que o custo médio da tonelada de vapor é de R$ 40,00, podemos concluir que a perda mensal média de vapor pode chegara mais de R$ 3.744,00 por tonelada de vapor gerada.

Até hoje, as empresas não tinham notado essa fonte de desperdício por um motivo simples: o vapor jogado para a atmosfera não gera refugo acumulativo visível que ajude a detectar o desperdício e, a menos que este comece a prejudicar a produção, não é considerada prioridade.

Na busca constante de melhores soluções, algumas empresas com experiência em sistemas de vapor e condensado, criou e agora está desenvolvendo em algumas empresas um inovador trabalho de Gerenciamento de Manutenção, que reduz os custos de energia custos da geração através da eliminação das perdas de vapor por purgadores, acessórios e outras fontes de desperdício de energia. Este trabalho tem proporcionado economias bastante significativas, ajudando a reduzir os custos nas empresas e, o que é mais importante, com baixo investimento.

Para se ter uma idéia do quanto este trabalho pode ser importante, faça uma análise estimativa de quanto sua empresa pode estar perdendo através de uma consultoria de uma empresa especializada. Verifique qual é o custo médio mensal real da geração de vapor em sua empresa. Feito isto, estime um percentual de perda. Este valor a que você chegou é provavelmente muito maior do que aquele que sua empresa irá precisar para implantar o plano de Gerenciamento de Manutenção proposto. Veja como ele funciona.

Como funciona

Com a implantação do Gerenciamento de Manutenção em seu sistema de vapor, sua empresa receberá mão-de-obra especializada, que vai executar um levantamento técnico de todos os pontos de drenagem. Estes pontos serão cadastrados e analisados quanto aos focos de desperdício de energia. Na segunda etapa, elabora-se um relatório informando todas as não-conformidades encontradas e quais são as ações corretivas necessárias.


 

Com base em um cronograma de trabalho criteriosamente elaborado, haverá intervenções mensais preventivas, preditivas e corretivas, além de análises técnicas do sistema de vapor.

Todas as ações são registradas sistematicamente, que é fornecido ao cliente. Cria-se, assim, um histórico para cada ponto de drenagem, com o qual será possível gerar relatórios gerenciais gráficos e de texto.

Outra vantagem importante deste serviço é o fornecimento de peças de reposição originais just-in-time, o que significa que o cliente não precisa mais manter um estoque de peças para manutenção.

Além de eliminar os desperdícios, o Contrato de Gerenciamento traz ao cliente o aumento da produtividade, pois evita que aconteçam outros problemas comuns, como vazamentos de vapor para a linha de condensado (que geram a pressurização da linha de vapor e reduzem a produtividade dos equipamentos) e o uso inadequado de purgadores em equipamentos. Estes planos são desenvolvidos especificamente para cada cliente, seja para uma pequena ou grande instalação de vapor, e variam de acordo com as necessidades de cada empresa.

Como você pôde perceber, trata-se de uma proposta bem mais abrangente do que um serviço de manutenção comum. Ela efetivamente reduz ao máximo as perdas energéticas, aumentando a capacidade de produção e economia para as empresas. Então, não perca mais tempo. Fique atento sobre as perdas em seu sistema de vapor. Afinal, uma simples correção nessa linha rende mais do que qualquer aplicação financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...