Páginas

domingo, 2 de outubro de 2011

Redução de Custos - Estratégicos Vs Não-Estratégicos



Todos os custos incorridos por qualquer empresa pode ser categorizados como um custo estratégico ou um custo não-estratégicos. 







Custos estratégicos são definidos como qualquer custo que diretamente traga ao negócio a melhorar a linha de fundo. A equipe de vendas é um custo estratégico, mas o departamento financeiro não é. Marketing é estratégico (se ele está cumprindo a sua função), mas o departamento jurídico não é estratégico. 

Custos não-estratégico  são todos os outros custos. Ou seja, eles podem ser necessários para executar o negócio, mas não contribuem diretamente para a linha de fundo. Custos administrativos mais se enquadram nesta categoria: apoio administrativo, gerentes, contadores, advogados, aluguel, computadores. 

Um tipo particular de custo pode ser não-estratégicos para uma empresa, mas é um custo estratégico para outro. Por exemplo, despesas de telecomunicações são um custo não-estratégicas para a maioria das empresas, no entanto, se sua empresa está executando os call centers para seus clientes depois de ter a infraestrutura de telecomunicações mais eficaz pode ser a sua vantagem competitiva e impactam diretamente no resultado final. 

A razão para classificar com precisão todos os seus custos é bastante simples, mas muito importante. Seu objetivo é gastar mais do que seus concorrentes em seus custos e estratégicas para minimizar seus custos não estratégicos. Implementar este conceito simples irá fazer mais para conseguir seu objetivo de maximizar os lucros do que todas as teorias de negócios meses combinados. No entanto, ele deve ser implementado com a firme determinação e dedicação. Mesmo que seja o senso comum, o fato de que mais de 90% dos gerentes de negócio não praticá-lo cria uma enorme vantagem competitiva para aqueles que o fazem. 

Gastar mais na sua competição em custos estratégicos toma tino comercial. Você deve ser capaz de identificar quais de seus custos são verdadeiramente estratégicos e, em seguida, que esses custos vão gerar o maior retorno sobre o investimento que você faz. 

Voltando ao exemplo de call center, digamos que você tenha identificado três custos estratégicos: os seus custos de telecomunicações, a equipe de vendas, e os operadores de call. Suas opções de investimento são para atualizar sua infraestrutura de hardware para lidar com as chamadas de forma mais eficiente, melhorar a função de vendas para adquirir mais clientes, ou atualizar a formação dos operadores a sua chamada para que eles possam lidar com mais chamadas na mesma quantidade de tempo. Se a sua infraestrutura é maximizada para fora, então é de nenhum valor na obtenção de mais clientes ou a atualização das competências dos seus operadores, se você tiver a capacidade, mas os chamadores estão gastando mais do que um par de minutos em espera, então a escolha óbvia é investir em treinamento. O resultado desse processo pode indicar que o investimento em todas as três áreas em diferentes níveis irá gerar o maior retorno, que é a arte de excelente gestão. 

A segunda parte da equação é impiedosamente cortar seus custos não estratégicos, sempre que possível. Isso requer que você desconfie de todos os custos e assumir que ele pode ser eliminado, a menos que se prove o contrário. Não tenha medo de eliminar os relatórios que você não acha que agregam valor, se forem necessárias, você vai ouvir sobre isso em breve e pode ser reintegrado. Estima-se que mais de 50% dos relatórios produzidos em grandes empresas nem sequer seria perdida se eles não eram mais produzidos. 

O ônus da prova deve ser em justificar que um determinado custo precisa ser efetuado e outros apenas reduzi-los. Se você não tem os recursos para investir em seus custos estratégicos logo em seguida, iniciar com a eliminação e redução dos custos não-estratégicos. Isto irá liberar o dinheiro para investir em programas estratégicos que você identificou. Levará mais tempo para ver os resultados em sua linha de fundo, mas vai valer a pena a espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...