Páginas

domingo, 2 de outubro de 2011

Redução de Custos - Faça Diferente


Mas nós sempre fizemos isso dessa forma!
Uma das frases mais frustrantes que um gerente pode ouvir de sua equipe, mas é sempre fizemos isso dessa maneira. É fácil para complacência a fluência em uma organização. 
  




Especialmente no ambiente de hoje onde as pessoas estão fazendo o trabalho de 2 ou 3 pessoas como resultado do enxugamento das empresas, às vezes é mais fácil não questionar as coisas que estão funcionando bem, mesmo se eles não são os ideais. 

Em meu trabalho com todos os tipos de empresas diferentes, tenho visto muitas situações em que uma rotina tornou-se tão arraigada que nunca ninguém perguntasse mais. Corri para esta situação recentemente, quando um cliente me pediu para rever as suas despesas de correio. Este cliente estava gastando cerca de $ 150.000 em despesas de correio para enviar seus produtos ao redor do mundo. Para complicar dois dos itens haviam sido designadas como mercadorias perigosas, que além de aumentar significativamente o custo de transporte também acrescentou treinamento adicional, manuseamento e outros custos para a empresa. 

Um novo conjunto de olhos muitas vezes podem ver coisas que não pode ser óbvio para alguém que está muito perto da ação. Neste caso, o gerente de navegação havia sido de enviar esses itens como mercadorias perigosas por mais de 10 anos e não tinha questionado o racional para as denominações em muitos anos. Quando começamos o noivado decidimos dividir o projeto em dois componentes. Em primeiro lugar gostaríamos de avaliar se havia uma oportunidade para reduzir os custos de transporte, e segundo que iria desafiar a designação de mercadorias perigosas atribuído aos 2 produtos. 

Após uma análise detalhada dos requisitos do cliente e as capacidades de serviço dos vendedores potenciais determinou-se que havia uma oportunidade para reduzir os custos de transporte. Os resultados da primeira fase foram bastante impressionantes com as economias que variam de 20% para 27%.

A segunda fase envolveu a análise muito mais e investigação. Um dos maiores desafios foi a superação do preconceito interno que alguns dos funcionários do cliente sustentou que ambos os produtos eram mercadorias perigosas e sempre será mercadorias perigosas. Na verdade, foi-nos dito repetidamente que estávamos perseguindo nossas caudas. Depois de muita pesquisa, finalmente foram direcionados para o departamento governamental correto que poderia fazer a declaração sobre a classificação de mercadorias perigosas. Para surpresa de muitas pessoas envolvidas no projeto que finalmente teve a sentença final: um produto permaneceria classificada como perigosa e um foi retirado da categoria de perigoso. 

Embora o nosso objetivo fosse ter os dois produtos retirados da classificação de mercadorias perigosas ainda era uma vitória significativa para ter um removido. As implicações são importantes para este cliente. 

Além da poupança imediata de custos, eliminando as sobretaxas, que em muitos casos, foram duas vezes o custo de envio, esta mudança de designação torna muito mais fácil para o cliente para enviar seus produtos. 

Ele também remove algumas das complexidades adicionais, tais como a formação e manipulação de exigências que anteriormente eram exigidos. 

Os incêndios do dia-a-dia, muitas vezes nos impedem de rever todos os projetos que queremos chegar, tão logo as coisas muito abaixo um pouco. Mas às vezes nossos próprios preconceitos e preconceitos também pode nos impedir de ver oportunidades de redução de custos que pode estar escondido em frente de nós. 

Então, se você ouvir essas palavras famosas, mas nós sempre fizemos isso desta forma a sua resposta deve ser, mas há uma maneira melhor. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...