Páginas

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Redução de Custos - Estoque Parado


 

Ao mesmo tempo em que significa um pulmão, o estoque pode matar as empresas por pura asfixia.

 

 
O estoque não pode se transformar em custos, mas isso ocorre com muito mais frequência do que se imagina. Estoque sem giro, na indústria ou nas lojas, transforma-se em custos pesados que exijam renúncia de lucros para sua desova. O principal custo do estoque parado origina-se na venda abaixo do preço mínimo, que a empresa é obrigada a praticar para se livrar (quando consegue) da matéria-prima ou do produto acabado.

Em muitos Estados do País, há um custo adicional terrível que são os impostos pagos na entrada da mercadoria no estoque que, sem giro, não promove o devido caixa nem para repor a antecipação (aliás, indevida) de impostos.

Não se pode deixar de mencionar os custos operacionais de estocagem e conservação de produtos sem giro, do espaço ocupado por esses produtos no estoque, sem retorno, sem encaixe de dinheiro.

Estoque parado reduz o mark-up, ou lucro médio, como se fosse uma carga pesada que a empresa arqueada tem que carregar com dor e sofrimento, por ter comprado mal ou por ter feito projeções equivocadas.

Veja a melhor alternativa para acabar com seus produtos estocados:

Levantamento de dados
Fazer um levantamento detalhado do que há no estoque é o primeiro passo para não ter possíveis problemas, tomando o cuidado de adicionar a data em que o produto foi adquirido. Assim, o empresário saberá se o produto está há muito tempo armazenado, e se está trazendo prejuízo.

"Estoque encalhado é o mesmo que dinheiro parado".

Negociação com fornecedores
Tentar possíveis consignações com seus fornecedores de novos produtos para mudança de linha também é um bom caminho. Muitas vezes, as empresas conseguem fechar acordos que permitem renovar a linha sem investimentos em curto prazo.

"Tudo depende da negociação com o fornecedor".

Avaliar se é necessário queimar o estoque
Se o empreendedor possui um giro muito grande, em alguns casos, esta possibilidade pode ter um peso alto. Entretanto, perder dinheiro para se desfazer do produto, salvo raríssimas exceções, pode custar caro para micro e pequenas empresas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...