Páginas

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Redução de Custos - Aversão às Perdas

Adotar a manufatura enxuta reduz perdas decorrentes de seus processos de produção e logística.
Iniciar uma jornada rumo à filosofia lean exige coragem. Afinal, diversos conceitos e hábitos de uma empresa devem ser desfeitos para que se dê origem ao novo.
A implementação das cinco ferramentas essenciais para o lean manufacturing: o Housekeeping (5S), o Kaizen, o Kanban, a Qualidade na Fonte e o Armazém Enxuto.
No período de implementação é preciso o treinamento dos colaboradores envolvidos em cada ferramenta, pois: “A mola-mestra de todas as empresas não são as máquinas nem os pavilhões, mas sim as pessoas”.
Lean + JIT
O conceito enxuto é muitas vezes confundido com a filosofia JIT (just-in-time). Os dois são fundamentais para o sucesso de um processo de implementação e se desdobram em cinco princípios importantes:
• Envolvimento das pessoas: as pessoas de todos os níveis da empresa devem se sentir como membros importantes da empresa. Elas são bem treinadas e sentem-se capacitadas a tomar decisões de como realizar seus resultados, e se responsabilizar pelas decisões.
• Melhoria contínua: cada aspecto dos negócios é constantemente desafiado a se tornar melhor. O que foi considerado bom ontem precisa ser melhorado para ser aceitável hoje.
• Lead-time curto: a redução do tempo para concluir uma tarefa é a forte vantagem competitiva no ambiente atual. Procure formas de eliminar as atividades sem valor agregado e as perdas de cada etapa do processo.
• Qualidade inerente: faça certo na primeira vez. Incorpore o controle de qualidade em seus processos de trabalho para eliminar o alto custo dos retrabalhos e a necessidade das inspeções de qualidade fluxo abaixo.
• Padronização: documente seus processos de trabalho com base nas melhores práticas. Use procedimentos operacionais padronizados para ajudar a treinar os novos colaboradores e use o trabalho padronizado como linha básica das atividades de melhoria contínua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...